A artrose das articulações da coluna pode ocorrer em qualquer região da coluna, porém, por suportar a maior carga do corpo, a lombar costuma ser a mais afetada.
A principal característica clínica na presença dessas alterações é uma dor do tipo axial, que é uma dor na região acometida da coluna cervical ou lombar, porém sem irradiação da dor para os membros superiores ou inferiores.
De forma geral, a dor é provocada pela movimentação e aliviada no repouso.
A identificação dessas alterações, que podem estar combinadas a outras alterações degenerativas, é fundamental no tratamento adequado, principalmente quando indicado o tratamento cirúrgico. Isso porque, na presença de artrose nas articulações entre as vértebras que não são estabilizadas quando se realiza uma cirurgia, continuará ocorrendo movimento entre as articulações já degeneradas e, consequentemente, durante a reabilitação pós-operatória, o paciente persistirá com queixas de dor.
Em casos sem outras alterações mais avançadas, nos quais o principal sintoma é a dor lombar, a infiltração das articulações com medicação é uma opção com baixo risco e oferece bom controle dos sintomas. Esse procedimento, apesar de simples e seguro, é realizado em centro cirúrgico, sob sedação ou até mesmo com anestesia simples local.
Com auxílio de radioscopia (que é um RX dinâmico utilizado no centro cirúrgico), posicionamos uma agulha na articulação entre as vértebras acometidas e infiltramos a medicação.
De forma geral, o paciente que realiza essa infiltração pode ir para casa no mesmo dia, normalmente, de 3 a 4 horas após o fim do procedimento.
O controle dos sintomas, quando satisfatório, pode durar de 6 a 12 meses, e, após esse período, se os sintomas retornarem, é possível repetir o procedimento de infiltração.
Nos casos refratários ao tratamento conservador com medicações, fisioterapia, fortalecimento muscular e infiltração, pode ser indicado um tratamento cirúrgico. Para estabilização posterior dessas articulações, realizamos a passagem de parafusos, que são travados com a conexão de uma barra
Esses procedimentos podem ser realizados por via convencional, aberta, ou por via minimamente invasiva, a depender do procedimento indicado.
Todos esses procedimentos apresentam benefícios e riscos, porém, com o avanço da tecnologia dos materiais e dos sistemas de segurança para a cirurgia, as taxas de complicações são extremamente baixas, sendo um procedimento com boa margem de resposta e segurança.
Sobre
Bem-vindo ao consultório do Dr. Guilherme Costa, ortopedista especialista em cirurgia da coluna vertebral com uma abordagem diferenciada e foco no bem-estar do paciente. Com uma sólida formação acadêmica em instituições de renome, traz consigo um vasto conhecimento aliado à experiência prática, garantindo um tratamento de excelência. Sua expertise é marcada pela aplicação de técnicas modernas e minimamente invasivas, visando não apenas tratar as condições ortopédicas, mas também minimizar o desconforto e o tempo de recuperação dos pacientes.
Além disso, o compromisso do Dr. Guilherme Costa com a atualização constante reflete-se em sua prática clínica, onde ele se mantém atualizado com os avanços mais recentes da cirurgia da coluna. Seu objetivo principal é oferecer um cuidado personalizado e eficaz, focado na busca do alívio das dores e na melhoria da qualidade de vida de cada paciente. Aqui, você encontrará um ambiente acolhedor e profissional, onde sua saúde e bem-estar são prioridade.
Especialidades
Alameda Lorena 131, 4°andar, conjunto 41
Jardins •
São Paulo, SP
(11) 3885-5395 • (11) 94828-8240